Meio de Funil – Tipo de Conteúdo para produzir e Formatos

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O Meio do Funil é o segundo estágio de um Funil de Vendas. É a fase em que se inicia o processo de vendas, em que a pessoa considera a existência da solução de um problema.

Depois que o visitante tem um primeiro contato com a sua empresa no Topo de Funil, onde você o alerta sobre determinados problemas é hora de passar para a próxima etapa: O Meio do Funil.

No Meio do Funil, também chamado de MoFu é onde você mostra as possíveis soluções para que seus potenciais clientes resolvam seus problemas mais comuns.

Assim como no Topo do Funil o seus visitantes estão na fase de “aprendizado e descoberta” e “reconhecimento do problema”, o Meio do Funil é a fase de “consideração da solução”. É o que chamamos de “meio campo das vendas”.

O Meio do Funil é tão importante quanto as outras duas partes, o Topo e o Fundo!

O que é o Meio de Funil?

O Meio do Funil é o estágio intermediário do Funil de Vendas, ele fica entre a fase de atração que é o topo, e o fundo de funil que são os clientes.

O Meio do Funil também é conhecido como fase de pré-conversão.

Os visitantes que passam para esta etapa, são aquelas pessoas mais comprometidas em resolver um problema e que de fato querem uma solução.

Quando você não se preocupa e não trabalha de maneira adequada com o conteúdo para o Meio do Funil de vendas, os potenciais clientes param no meio do caminho e não compram o seu produto.

Nessa fase os leads já sabem que existe uma solução para seus problemas, porém não tem certeza se deve comprar ou não.

É por isso que o Meio do Funil é o estágio para continuar nutrindo seus Leads para,  finalmente, conduzi-los até a última etapa do funil e vender.

Tipos de Conteúdo para Meio de Funil

Antes de produzir qualquer conteúdo para o Meio do Funil de vendas é importante considerar que nesta fase os leads buscam e estão comprometidos pela solução do problema.

Se no Topo do Funil não é recomendado falar de seu serviço, produto ou mesmo da sua empresa diretamente, agora o seu conteúdo deve mostrar, de forma prática, como seu negócio pode ajudar clientes potenciais a resolverem os seus problemas.

Para esta etapa, o conteúdo que você entregar deverá ser mais elaborado e aprofundado para explicar detalhadamente o assunto pelo qual sua persona está interessada.

Enquanto no Topo de Funil o conteúdo deve ser mais generalizado, o conteúdo para o Meio de Funil deverá ser específico com o objetivo de mostrar uma solução para o problema do seu lead.

Ao produzir conteúdo para o Meio de Funil, você deverá equilibrar a vontade de vender a qualquer custo com o objetivo de entregar valor.

O conteúdo para o Meio do Funil é um pouco mais voltado para vendas, mas não deve deixar de gerar valor para os potenciais clientes.

Ao apresentar seu produto como uma solução completa para resolver os problemas do lead e ajudá-lo a conquistar seus maiores desejos é importante sempre:

Tirar todas as dúvidas

Quebras objeções

Apresentar resultados que outras pessoas tiveram com seu produto

E apresentar como o cliente deverá usar seu produto.

Para leads do meio do funil você pode entregar conteúdos tipo: Webinários, Check-Lists, Templates, Email Marketing, Minicursos gratuitos, Ferramentas, Convites, Descontos e entre outros.

Alguns formatos de conteúdo são comuns em todas as 3 etapas do funil de vendas, porém o que diferencia é sobre o assunto que você trata em cada um e a especificidade do assunto e o problema que esse assunto ajuda a resolver.

Por exemplo ebooks, cursos gratuitos, templates, dentre outros, são um excelente tipo de conteúdo para você mostrar uma prévia sobre seu produto principal.

Ebooks

Se você trabalha com livros, você pode entregar ebooks como uma amostra do conteúdo dos seus livros.

O ebook pode ser um resumão sobre o seu livro ou pode ser também alguns capítulos para que desperte o desejo no lead de continuar lendo e compre seu livro.

No próprio ebook você pode colocar uma CTA (Call to Action) para que o leitor acesse a página do seu produto e compre sua cópia.

Usar ebooks não é necessariamente uma regra somente para vendas de livros. Você pode usar ebooks em qualquer fase do funil e também para entregar qualquer tipo de conteúdo.

Templates

Templates são modelos prontos de alguma coisa que o seu lead poderá usar de forma rápida em diversas situações.

Por exemplo, clicando aqui, você poderá baixar 5 Emails para Vendas do meu pacote de +100 Copys para Email Marketing. Esse pacote de emails vem gerando resultados incríveis para mim e para meus clientes, até hoje já foram mais de 4 milhões de Reais.

Em geral, os templates funcionam muito bem para o seu público, pois ajudam a sua persona de maneira prática a ter resultados ou a resolver determinados problemas.

Além de serem fáceis de usar, basta fazer pequenas adaptações nos templates e qualquer pessoa poderá usar.

Curso gratuito

Um curso gratuito é uma maneira de entregar uma prévia do seu material para o seu lead que ainda não tem certeza se o seu produto é para ele ou não.

Entregar uma fatia do bolo antes de entregar uma parte maior pode ajudar a convencer seu lead a comprar seu produto, desde que, aquilo que você está entregando gere resultados para o seu lead.

Por exemplo, aqui na Nerd Rico, temos vários materiais gratuitos, entre ele o curso Email Marketing Essencial.

É um curso gratuito, que vai te ensinar a Duplicar suas Conversões em Listas de Emails.

O tipo de material gratuito que você entrega deve ser tão valioso quanto água no deserto, ou seja, deve soar como uma grande oportunidade aos olhos do cliente.

Só com o curso Email Marketing Essencial você já vai ter acesso ao que gera resultados por Email Marketing.

Dentro do curso Email Marketing Essencial nós promovemos o produto Nitro Lista, que vai transformar uma lista fria em uma lista quente que vende todos os dias.

Aqui eu estou usando o exemplo do nosso processo aqui da Nerd Rico para facilitar a forma de explicar.

Descontos

Oferecer descontos por determinados períodos de tempo podem converter aqueles leads que ainda não compraram de você.

Ao oferecer descontos é importante que toda a sua base de leads que ainda não comprou saiba da condição especial.

Ao dar descontos, você, em sua comunicação você pode utilizar o gatilho mental da urgência, para que, quem não comprou ainda corra e aproveite a oportunidade que é por tempo limitado.

Essas são os formatos de conteúdo mais comuns para o Meio do Funil de vendas. E você, o que acha do Meio do Funil? Quais formatos de conteúdo você utiliza? Compartilhe com a gente nos comentários.

Forte Abraço,

Que a Força Nerd Esteja com Você

P.s:

Este artigo, é o segundo da série sobre: Conteúdos para cada etapa do Funil de Vendas. Nas próximas semanas, estaremos postando conteúdo para o Fundo do Funil de Vendas, fique ligado com a gente e acompanhe o blog.

Topo de Funil – Tipo de Conteúdo para produzir e Formatos.

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